segunda-feira, 12 de novembro de 2018

BEM-VINDO AO BLOG SOBRE QUALIDADE DE VIDA!!!




Aqui você encontrará todo material relacionado às aulas de Educação Física ministradas nas turmas do 4º ciclo da Eseba/UFU, cujos objetivos foram:

1.    Compreender como se dá o processo de envelhecimento e porque o ser humano não é imortal.
2.    Diferenciar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o processo de envelhecimento e suas relações com a Qualidade de Vida.
3.    Conceituar Qualidade de Vida e elencar os seus diversos indicadores coletivos e pessoais.
4.    Avaliar a própria Qualidade de Vida e de sua família a partir do Hexágono Vital, do Questionário WHOQOL Abreviado e diversos testes (cardíaco, stress, sedentarismo, sono, ingesta e gasto calórico diário, IMC) e estabelecer objetivos de melhoria a curto, médio e longo prazo.

No inicio das nossas discussões nos perguntamos:



Para auxiliar nessas discussões, indicamos o documentário “O Genoma Humano: o mapa do envelhecimento e da morte”. Seguem links:

Parte 1: (07´51´´)
http://www.youtube.com/watch?v=csxsrGtLpsw&list=PL6FF17D7CFBC5E08A 


Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) as características de uma Doença conhecida como a Síndrome da Senilidade Precoce e seu auxílio na compreensão do mistério do envelhecimento; (b) os cientistas na tentativa de prolongar a vida das células; (c) a relação entre os genes e a imortalidade; (d) a relação entre a carga genética e a longevidade da população de Okinawa (Japão); (e) os genes da imunidade e o aparecimento de doenças no ser humano; (f) a entrevista com uma senhora de Okinawa que morreu aos 122 anos.


Parte 2: (10´58´´)
http://www.youtube.com/watch?v=F4kpspBeG14&list=PL6FF17D7CFBC5E08A


Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) a pesquisa francesa sobre o mapa genético de centenários e sua relação com os genes relacionados às funções cerebrais que levam ao Mal de Alzheimer; (b) o limite de idade do ser humano; (c) a história e as características da vida do parisiense Daniel que tem a Síndrome da Senilidade Precoce; (d) a descoberta da causa da Senilidade Prematura Precoce; (e) a ação dos superóxidos nas células humanas, o fenômeno da apoptose celular e suas relações com o processo de envelhecimento.


Parte 3: (10´06´´)
http://www.youtube.com/watch?v=7epZqDeBH4M&list=PL6FF17D7CFBC5E08A 


Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) a diminuição dos danos ao DNA celular a partir da enzima chamada de Unidade de Defesa do DNA e a diminuição do ritmo do envelhecimento; (b) a relação entre a redução do número de células do ser humano, a substituição de células danificadas, a divisão celular e o envelhecimento; (c) a relação entre o número limitado de divisões celulares, a diminuição do telômero do DNA e a longevidade dos indivíduos.


Parte 4: (10´49´´)
http://www.youtube.com/watch?v=UCLX_FZ0jFo&list=PL6FF17D7CFBC5E08A

Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) o fenômeno da divisão celular, a replicação do DNA e a diminuição dos telômeros; (b) uma pesquisa que mostra a ativação da enzima telomerase e o consequente aumento do telômero por meio da manipulação genética; (c) um ritual realizado em Okinawa quando uma pessoa atinge os 97 anos de idade, que mostra a aceitação da população quanto ao fato da finitude da vida; (d) a observação da evolução da vida até hoje e as duas formas de existência da vida no planeta: por um lado, o bacilo que possui o DNA em forma de anel, sem risco de encurtamento dos telômeros e a cópia idêntica do DNA durante a divisão celular; por outro, o fungo do levedo com DNA linear, semelhante ao do ser humano, e a presença do telômero que se reduz a cada divisão celular. 


Parte 5: (7´40´´)

Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) o DNA linear e a evolução das diferentes espécies pluricelulares; (b) as células somáticas e reprodutivas diferenciadas das espécies pluricelulares; (c) a reprodução sexuada das espécies pluricelulares; (d) a conclusão sobre a possibilidade ou não da imortalidade e o relógio biológico da espécie humana.


Na sequência avaliamos nossa própria Qualidade de Vida e de nossos familiares utilizando dois instrumentais:

a) O HEXÁGONA DA VIDA.


b)    Um questionário internacional conhecido como WHOQUOL Abreviado (clique sobre a imagem para acessá-lo).

Questionario Whoqol Abreviado 



Encontramos os RESULTADOS a seguir...


a) Médias dos adolescentes (3 turmas de 8os anos + 3 turmas de 9os anos) e familiares:




b) Médias dos adolescentes (3 turmas de 8os anos + 3 turmas de 9os anos):




Em seguida, assistimos ao documentário “Medidinha Certa”. Seguem links:

1. Crianças aprendem a viver melhor com o Medidinha Certa (12'38'')

2. 'Medidinha Certa' mostra porque atividade física é mais cansativa para gordinhos (10'20'')

3. Mudança nos hábitos de vida envolve toda a família (08'28'')

4. Filho de Ronaldo Fenômeno ajuda crianças do Medidinha Certa (06'06'')

5. 'Medidinha Certa' mostra que videogame pode queimar calorias (06'17'')

6. Fernanda Souza coloca participante do Medidinha Certa para dançar (03'18'')

7. Opções saudáveis podem deixar as festas infantis mais saborosas (06'24'')

8. Leandro Hassum ajuda criança do Medidinha Certa a jogar futebol americano (05'33'')

9. Participantes do Medidinha Certa vivem os preparativos para o desafio final (05'53'')

10. Participantes do "Medidinha Certa" cumprem desafios no final da série (10'43'')


Posteriormente, avaliamos alguns indicadores relacionados à Qualidade de Vida, fazendo alguns TESTES ONLINE:
1
Avalia seu coração
2
Avalia seu sistema circulatório
3
Avalia seu nível de estresse
4
Avalia seu grau de dependência
5
Avalia se você sofre de insônia
6
Avalia se seu peso está adequado
7
Maximiza a validade do IMC
8
Avalia os risco à sua saúde
9
Avalia sua aptidão física
10
Veja se está apto a fazer exercício físico
11
Será que você gasta mais calorias do que ingere?
12
Será que você ingere mais calorias do que gasta?

Algumas tabelas de referência para adolescentes:



Na sequência, revisamos os tipos de ginásticas que existem na literatura e focamos em algumas não-competitivas.


Ginástica (Tipos)
Sobre
Classificação
1
Acrobática
Tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio e flexibilidade.

competitivas
2
Artística (GA)
Também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças.

competitivas
3
Rítmica (GR)
Esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos.

competitivas
4
Geral (GG)
É ginástica para todos, e tem por significado a junção de todas as modalidades, que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática constante.

não-competitivas
5
De Trampolim
Nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos.

competitivas
6
De circo ou contorcionismo
Consiste em realizar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo.

O contorcionismo é o chamado over da flexibilidade gímnica. É nessa modalidade, que os praticantes atingem flexão acima dos ditos limites do corpo. Seus exercícios são tipicamente desempenhados em circos ou práticas que envolvam alongamento, como a yoga e o pilates. O contorcionismo consiste em executar movimentos de flexibilidade pouco comuns, como girar a coluna até 180 graus e os braços em 360.

não-competitivas
7
Tumbling
Esta, em contraposto ao que aparenta, não é uma prática nascida do trampolim acrobático, O tumbling é executado em uma pista elevada de 25 metros, que ajuda os acrobatas dando uma propulsão que os elevam até altura superior a de uma tabela de basquetebol. Durante a performance, o ginasta deve sempre demonstrar velocidade, força e habilidade, enquanto executa uma série de manobras acrobáticas. Mortais com múltiplos saltos e piruetas serão executados sempre em busca de uma performance próxima ao limite de altura e velocidade.

competitivas
8
Duplo-mini
Considerado um esporte relativamente novo, o duplo-mini é um misto do trampolim acrobático e do tumbling: combina a corrida horizontal do tumbling com os saltos verticais do trampolim. Depois de uma pequena corrida, o atleta salta sobre um trampolim pequeno, duplamente nivelado, para executar um salto em um dos níveis, ressaltando no segundo, seguido imediatamente por um elemento que irá finalizar sobre o colchão de aterrissagem. O duplo-mini trampolim é semelhante em conceito a um trampolim de mergulho, porém usando um colchão em vez de água.

competitivas
9
Cerebral
Praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro.

É o objetivo da ginástica cerebral, estimular os hemisférios do órgão, para que trabalhem simultânea e integralmente, o que oferece a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial para memorização e aprendizado, com maior velocidade e eficiência.

não-competitivas
10
Laboral
Geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos.

não-competitivas
11
Localizada, de academia ou Aeróbica ou
Fitness (ginástica coletiva)
São os exercícios feitos em academias que ajuda no condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular.

A ginástica localizada é dita uma das formas mais tradicionais e populares de prática do exercício físico, dentre as demais modalidades não esportivas e consiste em exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. Com duração de aproximados sessenta minutos, as práticas da ginástica localizada levam ao condicionamento físico, emagrecimento e fortalecimento muscular. Sua prática lembra a ginástica aeróbica.

A ginástica de academia subdivide-se em categorias menores - como step, aeroboxe, body pump, tae fight e circuito -, consiste em um apanhado organizado de movimentos ginásticos, a fim de moldar o corpo e dar aos praticantes hábitos mais saudáveis. É através da repetição que a ginástica utilizada nas academias atinge resultados satisfatórios. Seus exercícios são trabalhados separadamente e para cada parte do corpo é realizada uma sequência de movimentação diferente, seja com pesos ou não, individual ou em grupo. Bem como a localizada, sua prática lembra a ginástica aeróbica, como assim também costuma ser chamada.

não-competitivas
12
Natural, corretiva, de compensação e de conservação
A ginástica natural tem como base a movimentação no solo do jiu-jitsu, os exercícios de força com o peso do próprio corpo, técnicas de alongamento e flexibilidade de forma dinâmica, acrescidos de técnicas de respiração. É um trabalho completo que desenvolve qualidades físicas como força, flexibilidade, coordenação e técnicas de respiração, que proporcionam ao praticante uma grande evolução no seu controle motor e mental.

A ginástica corretiva, por sua vez, é uma modalidade de prática individual, de uso da medicina, que visa a correção da coluna vertebral, bem como o tratamento de anomalias musculares e deformações congênitas. Entre alguns desvios posturais que a corretiva é capaz de amenizar estão a escoliose e a hiperlordose.

As de compensação e de conservação possuem o mesmo caráter individual da corretiva, e visam a melhora postural do indivíduo antes da fase de correção.

não-competitivas
13
Hidroginástica
Melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água.

não-competitivas
14
Ginástica Terapêutica ou Alternativa
Refere-se a ginástica que une movimentos de alongamento e de tração, geralmente praticada por quem deseja ou precisa prevenir e curar lesões nas articulações. Além disso,  ginástica terapêutica é um método holístico único que ajuda os praticantes a melhorar seus problemas de locomoção, resistência e coordenação. Outros benefícios relacionados são facilitação proprioceptiva e alívio da dor. Uma das técnicas mais conhecidas é a ginástica terapêutica.

A ginástica alternativa vai muito além do exercício pela beleza e existem muitos tipos como Lian Gong, pilates, yoga e alongamento, que são exercícios de condicionamento físico e mental.

não-competitivas

Na sequência, testando nossos limites nas aulas de Treinamento Funcional e HIIT, Musculação e Ginástica Aeróbica!!! Até as nossas famílias suaram conosco!!!


Também participamos de palestras sobre Personal Trainer e Anabolizantes!





Também teve balança de bioimpedância na intervalo do recreio e a nossa enfermeira nos ajudando com a aferição da pressão arterial!!!




Segue o compilado dos resultados:

FEMININO
MASCULINO
INDICADOR
Em forma (%)
Baixo / Insuficiente (%)
Muito alto / Obeso / Mais velho / Perigo (%)
Em forma (%)
Baixo / Insuficiente (%)
Muito alto / Obeso / Mais velho / Perigo (%)
Peso
47.61
23.80
28.57
39.13
43.47
17.39
Indice de Massa Corporal
47.61
23.80
28.57
39.13
43.47
17.39
Taxa de Gordura Corporal
47.61
28.57
23.80
39.13
43.47
17.39
Gordura corporal
47.61
28.57
23.80
39.13
43.47
17.39
Gordural viceral
80.95
0
19.04
82.60
0
17.39
Músculo
90.47
9.52
0
82.60
17.39
0
Peso muscular
90.47
9.52
0
82.60
17.39
0
Taxa Metabólica Basal
57.14
42.85
0
17.39
82.60
0
Idade corporal
57.14
0
42.85
82.60
0
17.39
Taxa proteica
80.95
19.04
0
82.60
17.39
0
Massa óssea
90.47
9.52
0
69.56
30.43
0
Umidade
85.71
14.28
0
78.26
21.73
0

Depois de saber mais sobre a nossa qualidade de vida, FOCAMOS, PLANEJAMOS E AGIREMOS!!! Escolhemos o nosso Coaching Pessoal e preenchemos um FORMULÁRIO de diagnóstico de metas. Analisem os resultados:


VOCÊ ESTÁ SATISFEITO/A COM QUAIS ASPECTOS DA SUA QUALIDADE DE VIDA?
%
1o
Prática de exercícios físicos / esportes
22,38
2o
Alimentação / hidratação
17,48
3o
Saúde / saúde mental / emocional
13,29
4o
Capacidade de resistência de maior tempo em exercícios físicos / força / respiração
7,69
5o
Peso / estatura
5,59
6o
Momentos de diversão / lazer
3,50
7o
Meus batimentos cardíacos estão bons / não tenho risco cardíac

VOCÊ ESTÁ INSATISFEITO/A COM QUAIS ASPECTOS DA SUA QUALIDADE DE VIDA?
%
1o
Alimentação
27,54
2o
Não pratica exercícios físicos / esportes / sedentarismo
13,17
3o
Corpo / peso
9,58
4o
Me canso muito e não consigo fazer todos os exercícios / cansaço / falta de ar rápido
7,78
5o
Não tenho
7,19
6o
Descanso / horas de sono
7,19
7o
Saúde / saúde mental / emocional
5,99
QUAIS SUAS METAS A CURTO PRAZO (até dez/2018)?
%
1o
Alimentação / hidratação
26,71
2o
Prática de exercícios físicos / esportes
26,03
3o
Emagrecer
7,53
4o
Nenhuma
5,48
5o
Sono
4,79
6o
Qualidade de vida / bem-estar / descansar / disposição
4,11
7o
Saúde mental
3,42
QUAIS SUAS METAS A MÉDIO PRAZO (2019)?
%
1o
Prática de exercícios físicos / esportes
31,64
2o
Alimentação
24,86
3o
Perder gordura / emagrecer / ganhar músculos / melhorar a resistência do corpo
14,12
4o
Bom físico corporal / condicionamento físico / melhorar respiração
4,52
5o
Qualidade de sono
2,82
6o
Melhorar psicológico
2,82
7o
Terminar 9º ano / continuar os estudos
2,26
QUAIS SUAS METAS A LONGO PRAZO (2020 ATÉ FASE DA TERCEIRA IDADE)?
%
1o
Prática de exercícios físicos / esportes
26,09
2o
Alimentação / acompanhamento nutricional
21,74
3o
Ser saudável / não ter estresse / sono / manter o peso
17,39
4o
Continuar os estudos / faculdade / mestrado / doutorado
3,26
5o
Saúde mental
3,26
6o
Chegar à condição física ideal
3,26
7o
Nenhuma / nada
2,72

O QUE FAREI PARA AJUDAR A MINHA FAMÍLIA A ELEVAR A QUALIDADE DE VIDA?
%
1o
Prática de exercícios físicos
29,14
2o
Alimentação/hidratação
29,14
3o
Motivação/momentos em família
23,84
4o
Conversar sobre a importância desse tema
7,95
5o
Ajudarei anotando os gastos mensais e coordenando as compras e os produtos comprados
 / ajudarei a cuidar da minha casa
3,31
6o
Não sei / não consigo ajudar / nada
3,31
7o
Procurarem lugares com natureza para tirar o stress / momentos de lazer
1,32
SUGESTÕES PARA ESCOLA ELEVAR A MINHA QUALIDADE DE VIDA:
%
1o
Lanche da escola
16,42
2o
Exercício físico / Atividade física
14,93
3o
Não tenho sugestões
14,18
4o
Diz respeito ao aluno
12,69
5o
Aulas de Educação Física
7,46
6o
Nutricionista / curso de nutrição
5,22
7o
Mais opções de esportes aulas / recreio
3,73

Para encerrar os trabalhos de 2018, preenchemos o QUESTIONÁRIO FINAL.



Até 2019...com estilos de vida diferentes!!!
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Transcorrido um ano, em 2019, aplicamos um questionário aos estudantes que ainda estavam matriculados na escola e participaram das aulas, a fim de verificarmos se as metas estabelecidas por eles em 2018 foram alcançadas ou  estavam em curso. Chegamos à seguinte constatação:

VOCÊ CONTINUA SATISFEITO / INSATISFEITO OU CUMPRIU A META / COMPROMISSO ESTABELECIDO EM 2018, SOBRE:
FEMININO
MASCULINO
Sim (%)
Não (%)
Parcial-mente (%)
Sim (%)
Não (%)
Parcial-mente (%)
1. Indicadores satisfatórios
87,50
12,50
0
89,47
10,53
0
2. Indicadores insatisfatórios
62,50
37,50
0
52,94
47,06
0
3. Minhas metas a curto prazo (até dez/2018)
26,67
13,33
60
47,37
5,26
47,37
4. Minhas metas a médio prazo (2019)
18,75
43,75
37,5
31,58
10,53
57,89
5. Minhas metas a longo prazo (2020 até fase terceira idade)
37,50
6,25
56,25
63,16
15,79
21,05
6. O que farei para ajudar a minha família a elevar a qualidade de vida de seus membros?
18,75
25,00
56,25
47,37
21,05
31,58

Que essa experiência pedagógica tenha afetado de alguma forma a vida de vocês e de seus familiares!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Uau... Que fantástico...! Que trabalho maravilhoso desenvolvido com os alunos e seus familiares...! Parabéns à todos os envolvidos...!Que ações como essa possam servir de exemplos para que mais adolescentes, juntamente com as famílias, possam perceber a importância de se ter um estilo de vida saudável e incorpora todos os benefícios proporcionados pelo novo comportamento. Sucesso nessa nova jornada e que esses ótimos resultados gerem frutos cada vez melhores. PARABÉNS...!!!!

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