Aqui você encontrará todo material
relacionado às aulas de Educação Física ministradas nas turmas do 4º ciclo da
Eseba/UFU, cujos objetivos foram:
1. Compreender como se dá o processo de envelhecimento
e porque o ser humano não é imortal.
2. Diferenciar os fatores intrínsecos e extrínsecos
que influenciam o processo de envelhecimento e suas relações com a Qualidade de
Vida.
3. Conceituar Qualidade de Vida e elencar os seus
diversos indicadores coletivos e pessoais.
4. Avaliar a própria Qualidade de Vida e de sua
família a partir do Hexágono Vital, do Questionário WHOQOL Abreviado e diversos
testes (cardíaco, stress, sedentarismo, sono, ingesta e gasto calórico diário,
IMC) e estabelecer objetivos de melhoria a curto, médio e longo prazo.
No inicio das nossas discussões nos perguntamos:
Para auxiliar
nessas discussões, indicamos o documentário “O Genoma Humano: o mapa do envelhecimento e da
morte”. Seguem links:
Parte
1: (07´51´´)
http://www.youtube.com/watch?v=csxsrGtLpsw&list=PL6FF17D7CFBC5E08A
Resumo: Essa parte do
documentário aborda: (a) as características de uma Doença conhecida como a
Síndrome da Senilidade Precoce e seu auxílio na compreensão do mistério do
envelhecimento; (b) os cientistas na tentativa de prolongar a vida das células;
(c) a relação entre os genes e a imortalidade; (d) a relação entre a carga
genética e a longevidade da população de Okinawa (Japão); (e) os genes da
imunidade e o aparecimento de doenças no ser humano; (f) a entrevista com uma
senhora de Okinawa que morreu aos 122 anos.
Parte
2: (10´58´´)
http://www.youtube.com/watch?v=F4kpspBeG14&list=PL6FF17D7CFBC5E08A
Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) a pesquisa francesa sobre o mapa genético de centenários e sua relação com os genes relacionados às funções cerebrais que levam ao Mal de Alzheimer; (b) o limite de idade do ser humano; (c) a história e as características da vida do parisiense Daniel que tem a Síndrome da Senilidade Precoce; (d) a descoberta da causa da Senilidade Prematura Precoce; (e) a ação dos superóxidos nas células humanas, o fenômeno da apoptose celular e suas relações com o processo de envelhecimento.
Parte 3: (10´06´´)
http://www.youtube.com/watch?v=7epZqDeBH4M&list=PL6FF17D7CFBC5E08A
Resumo: Essa parte do
documentário aborda: (a) a diminuição dos danos ao DNA celular a partir da
enzima chamada de Unidade de Defesa do DNA e a diminuição do ritmo do
envelhecimento; (b) a relação entre a redução do número de células do ser
humano, a substituição de células danificadas, a divisão celular e o
envelhecimento; (c) a relação entre o número limitado de divisões celulares, a
diminuição do telômero do DNA e a longevidade dos indivíduos.
Parte 4: (10´49´´)
http://www.youtube.com/watch?v=UCLX_FZ0jFo&list=PL6FF17D7CFBC5E08A
Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) o fenômeno da divisão celular, a replicação do DNA e a diminuição dos telômeros; (b) uma pesquisa que mostra a ativação da enzima telomerase e o consequente aumento do telômero por meio da manipulação genética; (c) um ritual realizado em Okinawa quando uma pessoa atinge os 97 anos de idade, que mostra a aceitação da população quanto ao fato da finitude da vida; (d) a observação da evolução da vida até hoje e as duas formas de existência da vida no planeta: por um lado, o bacilo que possui o DNA em forma de anel, sem risco de encurtamento dos telômeros e a cópia idêntica do DNA durante a divisão celular; por outro, o fungo do levedo com DNA linear, semelhante ao do ser humano, e a presença do telômero que se reduz a cada divisão celular.
Resumo: Essa parte do documentário aborda: (a) o fenômeno da divisão celular, a replicação do DNA e a diminuição dos telômeros; (b) uma pesquisa que mostra a ativação da enzima telomerase e o consequente aumento do telômero por meio da manipulação genética; (c) um ritual realizado em Okinawa quando uma pessoa atinge os 97 anos de idade, que mostra a aceitação da população quanto ao fato da finitude da vida; (d) a observação da evolução da vida até hoje e as duas formas de existência da vida no planeta: por um lado, o bacilo que possui o DNA em forma de anel, sem risco de encurtamento dos telômeros e a cópia idêntica do DNA durante a divisão celular; por outro, o fungo do levedo com DNA linear, semelhante ao do ser humano, e a presença do telômero que se reduz a cada divisão celular.
Parte 5: (7´40´´)
Resumo: Essa parte do
documentário aborda: (a) o DNA linear e a evolução das diferentes espécies
pluricelulares; (b) as células somáticas e reprodutivas diferenciadas das
espécies pluricelulares; (c) a reprodução sexuada das espécies pluricelulares;
(d) a conclusão sobre a possibilidade ou não da imortalidade e o relógio
biológico da espécie humana.
Na
sequência avaliamos nossa própria Qualidade de Vida e de nossos familiares utilizando
dois instrumentais:
a) O HEXÁGONA DA VIDA.
b) Um
questionário internacional conhecido como WHOQUOL Abreviado (clique sobre a imagem para acessá-lo).
Encontramos os RESULTADOS a seguir...
a) Médias dos adolescentes (3 turmas de 8os anos + 3 turmas de 9os anos) e familiares:
b) Médias dos adolescentes (3 turmas de 8os anos + 3 turmas de 9os anos):
Em seguida, assistimos ao
documentário “Medidinha Certa”. Seguem links:
1.
Crianças aprendem a viver melhor com o Medidinha Certa (12'38'')
2.
'Medidinha Certa' mostra porque atividade física é mais cansativa para
gordinhos (10'20'')
3. Mudança
nos hábitos de vida envolve toda a família (08'28'')
4. Filho
de Ronaldo Fenômeno ajuda crianças do Medidinha Certa (06'06'')
5. 'Medidinha
Certa' mostra que videogame pode queimar calorias (06'17'')
6.
Fernanda Souza coloca participante do Medidinha Certa para dançar (03'18'')
7. Opções
saudáveis podem deixar as festas infantis mais saborosas (06'24'')
8. Leandro
Hassum ajuda criança do Medidinha Certa a jogar futebol americano (05'33'')
9.
Participantes do Medidinha Certa vivem os preparativos para o desafio final
(05'53'')
10.
Participantes do "Medidinha Certa" cumprem desafios no final da série
(10'43'')
Posteriormente, avaliamos alguns indicadores relacionados à Qualidade de Vida, fazendo
alguns TESTES
ONLINE:
1 |
Avalia seu coração
|
|
2 |
Avalia seu sistema circulatório
|
|
3 |
Avalia seu nível de estresse
|
|
4 |
Avalia seu grau de dependência
|
|
5 |
Avalia se você sofre de insônia
|
|
6 |
Avalia se seu peso está adequado
|
|
7 |
Maximiza a validade do IMC
|
|
8 |
Avalia os risco à sua saúde
|
|
9 |
Avalia sua aptidão física
|
|
10 |
Veja se está apto a fazer exercício físico
|
|
11 |
Será que você gasta mais calorias do que ingere?
|
|
12 |
Será que você ingere mais calorias do que
gasta?
|
Algumas tabelas de referência para adolescentes:
Na sequência, revisamos os tipos de ginásticas que existem na literatura e focamos em algumas não-competitivas.
Na sequência, testando nossos limites nas aulas de Treinamento Funcional e HIIT, Musculação e Ginástica Aeróbica!!! Até as nossas famílias suaram conosco!!!
|
Ginástica
(Tipos)
|
Sobre
|
Classificação
|
1
|
Acrobática
|
Tem
como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força,
equilíbrio e flexibilidade.
|
competitivas
|
2
|
Artística (GA)
|
Também
é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o
cavalo de alças.
|
competitivas
|
3
|
Rítmica (GR)
|
Esta
modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e
dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos.
|
competitivas
|
4
|
Geral (GG)
|
É ginástica para todos, e tem por
significado a junção de todas as modalidades, que resultam em um conjunto de
exercícios que visam os benefícios da prática constante.
|
não-competitivas
|
5
|
De Trampolim
|
Nesta
modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem
executar uma série de dez elementos.
|
competitivas
|
6
|
De circo ou contorcionismo
|
Consiste
em realizar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais
usado em espetáculos de circo.
O contorcionismo é o chamado over da
flexibilidade gímnica. É nessa modalidade, que os praticantes atingem flexão
acima dos ditos limites do corpo. Seus exercícios são tipicamente
desempenhados em circos ou práticas que envolvam alongamento, como a yoga e o
pilates. O contorcionismo consiste em executar movimentos de flexibilidade
pouco comuns, como girar a coluna até 180 graus e os braços em 360.
|
não-competitivas
|
7
|
Tumbling
|
Esta, em contraposto ao que aparenta, não é
uma prática nascida do trampolim acrobático, O tumbling é executado em uma
pista elevada de 25 metros, que ajuda os acrobatas dando uma propulsão que os
elevam até altura superior a de uma tabela de basquetebol. Durante a
performance, o ginasta deve sempre demonstrar velocidade, força e habilidade,
enquanto executa uma série de manobras acrobáticas. Mortais com múltiplos
saltos e piruetas serão executados sempre em busca de uma performance próxima
ao limite de altura e velocidade.
|
competitivas
|
8
|
Duplo-mini
|
Considerado
um esporte relativamente novo, o duplo-mini é um misto do trampolim
acrobático e do tumbling: combina a corrida horizontal do tumbling com
os saltos verticais do trampolim. Depois de uma pequena corrida, o atleta
salta sobre um trampolim pequeno, duplamente nivelado, para executar um salto
em um dos níveis, ressaltando no segundo, seguido imediatamente por um
elemento que irá finalizar sobre o colchão de aterrissagem. O duplo-mini
trampolim é semelhante em conceito a um trampolim de mergulho, porém usando um
colchão em vez de água.
|
competitivas
|
9
|
Cerebral
|
Praticada
através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de
maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro.
É o objetivo da ginástica cerebral,
estimular os hemisférios do órgão, para que trabalhem simultânea e
integralmente, o que oferece a possibilidade de utilização do cérebro de
maneira total, em todo o seu potencial para memorização e aprendizado, com
maior velocidade e eficiência.
|
não-competitivas
|
10
|
Laboral
|
Geralmente
praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de
trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos.
|
não-competitivas
|
11
|
Localizada, de academia ou Aeróbica ou
Fitness (ginástica coletiva) |
São
os exercícios feitos em academias que ajuda no condicionamento físico e
também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular.
A ginástica localizada é dita uma das formas
mais tradicionais e populares de prática do exercício físico, dentre as
demais modalidades não esportivas e consiste em exercícios priorizando séries
para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. Com duração de
aproximados sessenta minutos, as práticas da ginástica localizada levam ao
condicionamento físico, emagrecimento e fortalecimento muscular. Sua prática
lembra a ginástica aeróbica.
A ginástica de academia subdivide-se em
categorias menores - como step, aeroboxe, body pump, tae fight e circuito -,
consiste em um apanhado organizado de movimentos ginásticos, a fim de moldar
o corpo e dar aos praticantes hábitos mais saudáveis. É através da repetição
que a ginástica utilizada nas academias atinge resultados satisfatórios. Seus
exercícios são trabalhados separadamente e para cada parte do corpo é
realizada uma sequência de movimentação diferente, seja com pesos ou não,
individual ou em grupo. Bem como a localizada, sua prática lembra a ginástica
aeróbica, como assim também costuma ser chamada.
|
não-competitivas
|
12
|
Natural, corretiva, de compensação e de conservação
|
A ginástica natural tem como base a
movimentação no solo do jiu-jitsu, os exercícios de força com o peso do
próprio corpo, técnicas de alongamento e flexibilidade de forma dinâmica,
acrescidos de técnicas de respiração. É um trabalho completo que desenvolve
qualidades físicas como força, flexibilidade, coordenação e técnicas de
respiração, que proporcionam ao praticante uma grande evolução no seu
controle motor e mental.
A ginástica corretiva, por sua vez, é uma
modalidade de prática individual, de uso da medicina, que visa a correção da
coluna vertebral, bem como o tratamento de anomalias musculares e deformações
congênitas. Entre alguns desvios posturais que a corretiva é capaz de
amenizar estão a escoliose e a hiperlordose.
As de compensação e de conservação possuem o
mesmo caráter individual da corretiva, e visam a melhora postural do
indivíduo antes da fase de correção.
|
não-competitivas
|
13
|
Hidroginástica
|
Melhora
a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma
ginástica praticada na água.
|
não-competitivas
|
14
|
Ginástica
Terapêutica ou Alternativa
|
Refere-se
a ginástica que une movimentos de alongamento e de tração, geralmente
praticada por quem deseja ou precisa prevenir e curar lesões nas
articulações. Além disso, ginástica terapêutica é um método holístico
único que ajuda os praticantes a melhorar seus problemas de locomoção,
resistência e coordenação. Outros benefícios relacionados são facilitação
proprioceptiva e alívio da dor. Uma das técnicas mais conhecidas é a ginástica terapêutica.
A
ginástica alternativa vai muito além do exercício pela beleza e existem
muitos tipos como Lian Gong, pilates, yoga e alongamento, que são exercícios
de condicionamento físico e mental.
|
não-competitivas
|
Na sequência, testando nossos limites nas aulas de Treinamento Funcional e HIIT, Musculação e Ginástica Aeróbica!!! Até as nossas famílias suaram conosco!!!
Também participamos de palestras sobre Personal Trainer e Anabolizantes!
Também teve balança de bioimpedância na intervalo do recreio e a nossa enfermeira nos ajudando com a aferição da pressão arterial!!!
Segue o compilado dos resultados:
Depois de saber mais sobre a nossa qualidade de vida, FOCAMOS, PLANEJAMOS E AGIREMOS!!! Escolhemos o nosso Coaching Pessoal e preenchemos um FORMULÁRIO de diagnóstico de metas. Analisem os resultados:
FEMININO
|
MASCULINO
|
|||||
INDICADOR
|
Em forma (%)
|
Baixo / Insuficiente (%)
|
Muito alto / Obeso / Mais velho / Perigo (%)
|
Em forma (%)
|
Baixo / Insuficiente (%)
|
Muito alto / Obeso / Mais velho / Perigo (%)
|
Peso
|
47.61
|
23.80
|
28.57
|
39.13
|
43.47
|
17.39
|
Indice
de Massa Corporal
|
47.61
|
23.80
|
28.57
|
39.13
|
43.47
|
17.39
|
Taxa de
Gordura Corporal
|
47.61
|
28.57
|
23.80
|
39.13
|
43.47
|
17.39
|
Gordura
corporal
|
47.61
|
28.57
|
23.80
|
39.13
|
43.47
|
17.39
|
Gordural
viceral
|
80.95
|
0
|
19.04
|
82.60
|
0
|
17.39
|
Músculo
|
90.47
|
9.52
|
0
|
82.60
|
17.39
|
0
|
Peso
muscular
|
90.47
|
9.52
|
0
|
82.60
|
17.39
|
0
|
Taxa Metabólica
Basal
|
57.14
|
42.85
|
0
|
17.39
|
82.60
|
0
|
Idade
corporal
|
57.14
|
0
|
42.85
|
82.60
|
0
|
17.39
|
Taxa proteica
|
80.95
|
19.04
|
0
|
82.60
|
17.39
|
0
|
Massa
óssea
|
90.47
|
9.52
|
0
|
69.56
|
30.43
|
0
|
Umidade
|
85.71
|
14.28
|
0
|
78.26
|
21.73
|
0
|
Depois de saber mais sobre a nossa qualidade de vida, FOCAMOS, PLANEJAMOS E AGIREMOS!!! Escolhemos o nosso Coaching Pessoal e preenchemos um FORMULÁRIO de diagnóstico de metas. Analisem os resultados:
VOCÊ ESTÁ
SATISFEITO/A COM QUAIS ASPECTOS DA SUA QUALIDADE DE VIDA?
|
%
|
|
1o
|
Prática
de exercícios físicos / esportes
|
22,38
|
2o
|
Alimentação
/ hidratação
|
17,48
|
3o
|
Saúde /
saúde mental / emocional
|
13,29
|
4o
|
Capacidade
de resistência de maior tempo em exercícios físicos / força / respiração
|
7,69
|
5o
|
Peso / estatura
|
5,59
|
6o
|
Momentos
de diversão / lazer
|
3,50
|
7o
|
Meus
batimentos cardíacos estão bons / não tenho risco cardíac
|
VOCÊ ESTÁ
INSATISFEITO/A COM QUAIS ASPECTOS DA SUA QUALIDADE DE VIDA?
|
%
|
|
1o
|
Alimentação
|
27,54
|
2o
|
Não
pratica exercícios físicos / esportes / sedentarismo
|
13,17
|
3o
|
Corpo /
peso
|
9,58
|
4o
|
Me
canso muito e não consigo fazer todos os exercícios / cansaço / falta de ar
rápido
|
7,78
|
5o
|
Não
tenho
|
7,19
|
6o
|
Descanso
/ horas de sono
|
7,19
|
7o
|
Saúde /
saúde mental / emocional
|
5,99
|
QUAIS SUAS
METAS A CURTO PRAZO (até dez/2018)?
|
%
|
|
1o
|
Alimentação
/ hidratação
|
26,71
|
2o
|
Prática
de exercícios físicos / esportes
|
26,03
|
3o
|
Emagrecer
|
7,53
|
4o
|
Nenhuma
|
5,48
|
5o
|
Sono
|
4,79
|
6o
|
Qualidade
de vida / bem-estar / descansar / disposição
|
4,11
|
7o
|
Saúde
mental
|
3,42
|
QUAIS
SUAS METAS A MÉDIO PRAZO (2019)?
|
%
|
|
1o
|
Prática
de exercícios físicos / esportes
|
31,64
|
2o
|
Alimentação
|
24,86
|
3o
|
Perder
gordura / emagrecer / ganhar músculos / melhorar a resistência do corpo
|
14,12
|
4o
|
Bom
físico corporal / condicionamento físico / melhorar respiração
|
4,52
|
5o
|
Qualidade
de sono
|
2,82
|
6o
|
Melhorar
psicológico
|
2,82
|
7o
|
Terminar
9º ano / continuar os estudos
|
2,26
|
QUAIS SUAS
METAS A LONGO PRAZO (2020 ATÉ FASE DA TERCEIRA IDADE)?
|
%
|
|
1o
|
Prática
de exercícios físicos / esportes
|
26,09
|
2o
|
Alimentação
/ acompanhamento nutricional
|
21,74
|
3o
|
Ser
saudável / não ter estresse / sono / manter o peso
|
17,39
|
4o
|
Continuar
os estudos / faculdade / mestrado / doutorado
|
3,26
|
5o
|
Saúde
mental
|
3,26
|
6o
|
Chegar à
condição física ideal
|
3,26
|
7o
|
Nenhuma
/ nada
|
2,72
|
O QUE
FAREI PARA AJUDAR A MINHA FAMÍLIA A ELEVAR A QUALIDADE DE VIDA?
|
%
|
|
1o
|
Prática
de exercícios físicos
|
29,14
|
2o
|
Alimentação/hidratação
|
29,14
|
3o
|
Motivação/momentos
em família
|
23,84
|
4o
|
Conversar
sobre a importância desse tema
|
7,95
|
5o
|
Ajudarei
anotando os gastos mensais e coordenando as compras e os produtos comprados
/ ajudarei a cuidar da minha casa
|
3,31
|
6o
|
Não sei
/ não consigo ajudar / nada
|
3,31
|
7o
|
Procurarem
lugares com natureza para tirar o stress / momentos de lazer
|
1,32
|
SUGESTÕES
PARA ESCOLA ELEVAR A MINHA QUALIDADE DE VIDA:
|
%
|
|
1o
|
Lanche
da escola
|
16,42
|
2o
|
Exercício
físico / Atividade física
|
14,93
|
3o
|
Não
tenho sugestões
|
14,18
|
4o
|
Diz
respeito ao aluno
|
12,69
|
5o
|
Aulas
de Educação Física
|
7,46
|
6o
|
Nutricionista
/ curso de nutrição
|
5,22
|
7o
|
Mais
opções de esportes aulas / recreio
|
3,73
|
Para encerrar os trabalhos de 2018, preenchemos o QUESTIONÁRIO FINAL.
Até 2019...com estilos de vida diferentes!!!
---------------------------------------------xxx----------------------------------------------------
Transcorrido um ano, em 2019, aplicamos um questionário aos estudantes que ainda estavam matriculados na escola e participaram das aulas, a fim de verificarmos se as metas estabelecidas por eles em 2018 foram alcançadas ou estavam em curso. Chegamos à seguinte constatação:
VOCÊ
CONTINUA SATISFEITO / INSATISFEITO OU CUMPRIU A META / COMPROMISSO
ESTABELECIDO EM 2018, SOBRE:
|
FEMININO
|
MASCULINO
|
||||
Sim (%)
|
Não (%)
|
Parcial-mente (%)
|
Sim (%)
|
Não (%)
|
Parcial-mente (%)
|
|
1. Indicadores satisfatórios
|
87,50
|
12,50
|
0
|
89,47
|
10,53
|
0
|
2. Indicadores insatisfatórios
|
62,50
|
37,50
|
0
|
52,94
|
47,06
|
0
|
3. Minhas metas a curto prazo (até dez/2018)
|
26,67
|
13,33
|
60
|
47,37
|
5,26
|
47,37
|
4. Minhas metas a médio prazo (2019)
|
18,75
|
43,75
|
37,5
|
31,58
|
10,53
|
57,89
|
5. Minhas metas a longo prazo (2020 até fase
terceira idade)
|
37,50
|
6,25
|
56,25
|
63,16
|
15,79
|
21,05
|
6. O que farei para ajudar a minha família a
elevar a qualidade de vida de seus membros?
|
18,75
|
25,00
|
56,25
|
47,37
|
21,05
|
31,58
|
Que essa experiência pedagógica tenha afetado de alguma forma a vida de vocês e de seus familiares!
Até a próxima!
seu comentário
ResponderExcluirUau... Que fantástico...! Que trabalho maravilhoso desenvolvido com os alunos e seus familiares...! Parabéns à todos os envolvidos...!Que ações como essa possam servir de exemplos para que mais adolescentes, juntamente com as famílias, possam perceber a importância de se ter um estilo de vida saudável e incorpora todos os benefícios proporcionados pelo novo comportamento. Sucesso nessa nova jornada e que esses ótimos resultados gerem frutos cada vez melhores. PARABÉNS...!!!!
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